segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cupcake Mania


Mania nos últimos anos, os bolinhos parecidos com muffins e superdecorados roubaram a cena em eventos e festas de aniversário, casamento, batizado ou nascimento. Isso tudo porque é muito delicados saborosos, que é confeitado tão perfeitamente que dá até dó de comer.
Individuais e colocados em forminhas de papel plissado, a decoração vai do creme de manteiga, chantilly, fondant, frutas, chocolates, confeitos e geléias, até personagens famosos modelados com pasta americana ou flores de glacê conforme explica a cake designer, Julieta Molina. “Além das inúmeras possibilidades de decoração, os cupcakes podem ser de vários sabores e levar inúmeros recheios”.

História e tradição
Sua história começa no Reino Unido, onde eram conhecidos como fairy cakes (bolo das fadas). No café da manhã, chá das 5, comemorações e festas ali estavam os bolinhos individuais de baunilha decorados com Royal icing(fondant).
No século XIX, a receita chega aos Estados Unidos. Com os ingredientes medidos por xícaras - medição revolucionária para as cozinheiras da época que utilizavam o peso para fazer qualquer receita - os bolinhos passam a ser chamados de cup measure, cup number ou cupcake. A receita também era muito fácil de memorizar e por isso, talvez, também foi chamado de bolo de número: 1 xícara de manteiga+ 2 xícaras de açúcar + 3 xícaras de farinha de trigo + 4 ovos, além de 1 copo de leite e uma colher de bicarbonato.
Além da medida e dos números, o The Oxford Encyclopédia of Food and Drink in America ressalta que o nome cup significava ainda a prática de assá-los em pequenos recipientes, inclusive em xícaras de chá ou latas menores. Isso porque os fornos da época demoravam muito tempo para assar bolos grandes e, muitas vezes, eles queimavam ou ficavam crus.

Fonte: Revista Guia de Receitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário